top of page
Buscar

Mitos e Verdades sobre seu Pet

  • Foto do escritor: Victor Martins
    Victor Martins
  • 5 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Você adquire um animal de estimação e logo aparece uma porção de gente falando um monte de coisas sobre aquela espécie.

Só que nem tudo o que as pessoas falam é verdade. São mitos passados de um para o outro e as pessoas simplesmente acreditam como se fosse verdade e não checam a fundo a veracidade deles, além de colaborar pra espalhá-los ainda mais.


Vamos ver aqui 5 fatos contados por aí e mostrar quais são mitos e quais são verdades.


1 - Se minha cadelinha ou gatinha cruzar não terá câncer de mama.

MITO

O que na verdade influencia o aparecimento ou não de neoplasias mamárias nas fêmeas que possuam genética para isso é o fato de CASTRAR ANTES DO PRIMEIRO CIO, uma vez que as neoplasias mamárias são ativadas por certos hormônios e a cada cio, uma descarga hormonal a mais sobre aquele organismo acontece.

Castrando nessa época sim, você reduzirá a chance de aparecer alguma neoplasia mamária na sua companheira.



2 - Cães têm mentalidade equivalente à de uma criança.

VERDADE

A mentalidade dos cães é equivalente à de uma criança de 6 meses a 1 ano de idade, segundo pesquisadores da Hungria em um trabalho publicado na revista "Current Biology".

O cão compreende a organização do mundo que o cerca, sabendo onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e sua cama, por exemplo.

O cão conhece a si mesmo, suas capacidade e limitações. Um cão que se recusa a pular uma cerca que seja muito alta demonstra conhecimento sobre suas capacidades.

O cão se reconhece como criatura social. Um exemplo disso são os cães que interagem com outros e assumem função de líder ou outras funções dentro da matilha, assim como os cães que tentam se comunicar com seus donos.

O cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como harmonia e tom.

Cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais. Quando se colocam dois pedaços de carne no chão, por exemplo, independentemente do tamanho delas, o cão pegará primeiro a que estiver mais perto, pois ele corre menos risco de perdê-la. Se ambas estiverem à mesma distância, ele pegará a maior.

Cães são capazes de se comunicar. Na natureza, é possível observar cães selvagens e lobos se organizarem para caçar e no ambiente doméstico, eles conseguem atender comandos dados pelos donos.



3 - A idade do cão equivale a 7 anos da humana.

MITO

A proporção da idade dos cães comparada à nossa varia de acordo com o porte físico do cão, onde do primeiro ano pro segundo ele se torna um "adolescente" e a contagem daí pra frente vai variar com tamanho e peso. A expectativa de vida diminui à medida que o porte aumenta.


A contagem dos gatos também é diferente:

4 - Gatos quando trazem um animal morto pro dono, querem agradar.

VERDADE

Os gatos são caçadores por natureza e você como tutor, faz parte do círculo de amizade dele.

Quando seu gato caça um animal (rato, passarinho ou insetos) e traz pra você, no fundo ele está te dando pra você comer. Na cabeça dele, ele se deu ao trabalho de caçar pra você. É um presente. Por isso, por mais que dê vontade de brigar com ele, não faça, pois estará fazendo desfeita para um ato de carinho que ele teve com você.



5 - Girassol é comida de papagaio.

MITO


Está aí um mito muito comum que está tirando a vida de muitos papagaios.

O girassol pode ser ingerido por psitacídeos, porém o problema está no fato de ser uma semente altamente gordurosa, que pode causar obesidade e sobrecarga hepática.

Eles gostam, porque engorda, e convenhamos: tudo que engorda é mais gostoso né? Mas nada em excesso faz bem à saúde.

Papagaios que comem exclusivamente girassol vivem muito menos tempo que papagaios que comem ração extrusada, onde cada grão é balanceado com todos os nutrientes que ele precisa.




Seja qual a informação que você receber, leve seu amigo sempre ao Médico Veterinário, pois ele saberá te informar com propriedade o que pode e o que não pode ser feito com seu pet e quais comportamentos são normais e quais não são.



 
 
 

Comments


Sobre o autor:

Dr. Victor Martins é Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2009 e Pós-Graduado em Dermatologia em Animais de Companhia pelo Instituto Qualittas em 2013

Atua em Consultórios, Clínicas e Hospitais Veterinários nas Zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Posts Destacados
Posts Recentes
E-Mail
Contato

(21) 98190-4062

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Facebook Black Round
bottom of page